UEPB - Repositório Digital

Alunos com necessidades especiais: propostas matemáticas inclusivas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Herverton Lopes de
dc.date.accessioned 2025-05-20T16:21:27Z
dc.date.available 2025-05-20T16:21:27Z
dc.date.issued 2025-04-14
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33825
dc.description OLIVEIRA, Herverton Lopes de. Alunos com necessidades especiais: propostas matemáticas inclusivas. 2025. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho aborda a temática da Educação Matemática Inclusiva, buscando estratégias eficazes para o ensino de Matemática para alunos com necessidades especiais. A relevância do tema reside na necessidade de garantir o acesso equitativo ao conhecimento matemático, superando as barreiras enfrentadas por esses alunos. O objetivo principal foi responder a pergunta norteadora: Quais estratégias pedagógicas, recursos e tecnologias podem ser utilizados para promover a inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino da Matemática? Para isso, analisamos conceitos da Educação Especial, desafios na aprendizagem da Matemática e estratégias pedagógicas inclusivas. Ao longo do trabalho constatamos que apesar dos avanços legais, a inclusão ainda enfrenta desafios, como a formação docente e a falta de recursos adaptados. Destacamos a importância de metodologias diferenciadas, como o uso de materiais concretos, apoio visual, Libras, rotinas estruturadas, jogos cooperativos, a Sequência Didática Interativa (SDI) e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). A partir de nossos estudos podemos afirmar que a inclusão exige um compromisso de toda a comunidade escolar, com práticas pedagógicas inovadoras, formação docente e políticas públicas eficazes. Este estudo contribui para ampliar a visão sobre a Educação Matemática Inclusiva, incentivando novas pesquisas e práticas que garantam o desenvolvimento pleno das habilidades matemáticas de todos os alunos. Esperamos que nosso trabalho desperte interesse pelo tema, e que o mesmo seja expandido ainda mais, para que alunos com necessidades especiais tenham a oportunidade de um acompanhamento adequado na aprendizagem matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Matemática Inclusiva pt_BR
dc.subject Necessidades Educacionais Especiais pt_BR
dc.subject Propostas Didáticas Inclusivas pt_BR
dc.title Alunos com necessidades especiais: propostas matemáticas inclusivas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta