Resumo:
No contexto da sociedade tecnológica, aplicativos de redes sociais desempenham um papel fundamental na comunicação e no compartilhamento de informações e mídias, conectando bilhões de pessoas ao redor do mundo e criando comunidades virtuais com interesses comuns. O objetivo geral desta pesquisa é investigar e analisar como as multiferramentas do WhatsApp foram exploradas no ensino e aprendizagem de língua inglesa. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios e procedimentos documentais e traços bibliográficos. Os estudos analisados são de Araujo Neta (2019), com uma turma de terceiro ano do ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, e de Dutra, Santos e Silva (2018), em um contexto de ensino superior, com estudantes de variados cursos no Centro de Línguas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Com base nos resultados obtidos, as ferramentas do WhatsApp contribuíram bastante para o ensino e aprendizagem de língua inglesa, criando um ambiente dinâmico e interativo que favorece a autonomia, o engajamento e a participação ativa e colaborativa dos alunos.
Descrição:
DIAS, S. F. O WhatsApp como multiferramenta para o ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2024. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.