Resumo:
O presente trabalho objetiva analisar o uso da obra Curupira and the Hunters (2012) como ferramenta pedagógica no ensino de língua inglesa como língua estrangeira frente à Educação Infantil. Para guiar a clareza dessa ideia, estabelecemos como objetivos específicos: (i) explorar e refletir sobre a aquisição da língua inglesa através da literatura; (ii) investigar e refletir sobre como o contato com a literatura folclórica está relacionada com o desenvolvimento cultural da criança e sua contribuição no ensino-aprendizagem de inglês; (iii) justificar a riqueza do uso pedagógico da literatura folclórica infantil em sala de aula de língua inglesa. Para isto, buscou-se, principalmente, nas obras de Martelotta (2011), Zilberman (2012) e Cosson (2014), uma base sólida para as ideias de aquisição de linguagem e da eficiência do uso da literatura em sala de aula de língua inglesa. Este estudo é estruturado diante de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico. Assim, a demonstração da história Curupira and the Hunters (2012), como meio de contextualização, confirmou a discussão central deste trabalho: narrativas folclóricas brasileiras contribuem significativamente como uma ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de inglês como uma Língua Estrangeira.
Descrição:
SANTANA, Mariana V. D. de. Literatura folclórica: uma ponte para aquisição da língua inglesa na educação infantil. 27f. 2024 Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras ingles) - Universidade Estadual da Paraíba, Faculdade de Linguistica, Letras e Artes, 2024.