Resumo:
O presente estudo investiga a misandria, definida como “aversão, ódio ou desprezo
por indivíduos do sexo masculino” (Houaiss, 2024), e sua presença nas mídias
contemporâneas, analisando seus impactos simbólicos e discursivos. A misandria se
configura a partir de círculos de violência contra o homem e suas características
filogenéticas, antropológicas, sociológicas, filosóficas, psicológicas e sociais. Desse
modo, assim como a misoginia violenta um grupo de mulheres, a misandria busca
deslegitimar, anular e abolir as ações do homem no mundo. Diante disso, inserido no
contexto das discussões sobre violência de gênero, que tradicionalmente privilegiam
a misoginia e a homofobia, o estudo buscou respostas para a seguinte questão
problema: de que forma a misandria, enquanto manifestação de violência simbólica,
é representada no cinema? Para tanto, a pesquisa objetivou investigar como a
misandria se manifesta no cinema e os possíveis impactos dessas representações na
percepção social das figuras masculinas. Metodologicamente, utilizou-se de uma
abordagem qualitativa, em que foram selecionados princípios teóricos da Semiótica
Antropológica (Rodrigues, 2011), que permite compreender as construções
simbólicas que emergem sobre a masculinidade e os efeitos dessas representações
nos sujeitos e no imaginário social. Para sua efetivação, sob essa perspectiva de
estudos semióticos, propomos um diálogo com um conjunto de estudos científicos
contemporâneos; e a análise de um corpus composto por quatro produções
cinematográficas: “Monster – Desejo Assassino” (2003); “A Proposta” (2009); “A
Estranha Perfeita” (2007); e “Zerno the Seed” (2016). O estudo corrente buscou apoio
da Linguística da Prática (Rodrigues, 2017), além da Teoria do Habitus de Bourdieu
(1994; 2012), de Identidade de Hall (2006), e de Mito Masculino de Farrell (2014). A
pesquisa justifica-se por ser de grande valia para o contexto acadêmico e social, ao
explorar as diversas significações sobre a forma como as mídias reproduzem e
amplificam preconceitos de gênero, contribuindo para dinâmicas de poder desiguais.
Diante do exposto, a pesquisa revelou uma presença significativa de expressões e
atitudes/figurativizações misândricas nas mídias cinematográficas, frequentemente
manifestadas de forma sutil, que reforçam padrões culturais prejudiciais e promovem
uma visão limitada e negativa da masculinidade, em que tais descobertas destacam
a importância de se reavaliar essas representações midiáticas no cinema e em outras
mídias.
Descrição:
SILVA, F. J. da. Violência simbólica em mídias contemporâneas: uma análise semiótica sobre o fenômeno da
misandria no cinema. 2024. 84p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade estadual da Paraíba, campina Grande, 2025.