UEPB - Repositório Digital

A visão dos profissionais de educação física com relação ao processo de ambientação aquática durante as aulas de natação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dias, Ana Clarisse de Sousa
dc.date.accessioned 2025-05-23T16:08:04Z
dc.date.available 2025-05-23T16:08:04Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 797.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33865
dc.description DIAS, Ana. A visão dos profissionais de educação física com relação ao processo de ambientação aquática durante as aulas de natação infantil. 2025. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Bacharelado) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract A ambientação aquática desempenha um papel crucial na introdução das crianças ao meio líquido, sendo essencial para a segurança e o desenvolvimento das habilidades necessárias para a natação. Esse processo não só visa ensinar técnicas de nado, mas também promover confiança na água e proporcionar uma experiência positiva e educativa. Diante disso, este estudo teve como objetivo descrever como o processo de ambientação aquática para a aprendizagem da natação tem sido trabalhado pelos profissionais da área, atuantes na cidade de Campina Grande- PB. A metodologia adotada para a pesquisa é a amostragem em "bola de neve", um método especialmente útil para pesquisar grupos específicos e difíceis de serem acessados, como os profissionais da área em questão. Além disso, os resultados desta pesquisa apontam, com base em 100% das opiniões dos profissionais, que a ambientação aquática é uma etapa crítica no processo de ensino da natação, com uma forte ênfase na criação de um ambiente seguro e confiável. As preferências dos profissionais em Campina Grande refletem uma abordagem equilibrada que valoriza tanto os aspectos lúdicos quanto as formas de apoio na aprendizagem aquática com 50% de preferência para cada um. Também, com relação ao tempo necessário para a ambientação, as opiniões dos profissionais variam, com 40% acreditando que o processo leva meses, 40% estimando algumas semanas e 20% considerando uma ou duas semanas. Essa variação destaca a influência de fatores individuais no ritmo de adaptação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Jeímison de Araújo Macieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ambientação aquática pt_BR
dc.subject Natação infantil pt_BR
dc.subject Técnicas de nado pt_BR
dc.subject Aprendizagem da natação pt_BR
dc.title A visão dos profissionais de educação física com relação ao processo de ambientação aquática durante as aulas de natação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta