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A utilização de elementos multissemióticos nos textos motivadores da redação do ENEM: uma análise histórico-comparativa nos anos de1998 e de 2017

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dc.contributor.author Medeiros, Ariane Vitória Paulino de
dc.date.accessioned 2025-05-26T22:35:45Z
dc.date.available 2025-05-26T22:35:45Z
dc.date.issued 2024-11-19
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33883
dc.description MEDEIROS, A. V. P. de. A utilização de elementos multissemióticos nos textos motivadores da redação do ENEM: uma análise histórico-comparativa dos anos de 1998 e de 2017. 2024. 30p. Trabalho de Conclusão de Cursos (Graduação em Letras Português), - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho analisa a utilização de elementos multissemióticos nos textos motivadores da Redação do ENEM nos anos de 1998 e de 2017. Quanto aos objetivos específicos, a presente pesquisa busca comparar as competências entre as propostas da redação do ENEM de 1998 (ano de criação do exame e suas competências) e do ENEM de 2017 (ano em que tais competências foram reformuladas) e suas influências nas condições de produção (Marcuschi, 2008) promovidas pelos textos motivadores para a produção textual escrita (redação). Além disso, observou-se a configuração de recursos multissemióticos na composição dos textos motivadores do ENEM dos anos de 1998 e 2017, quanto às metafunções ideacional, interpessoal e textual presentes em tais textos (Halliday, 1994). Metodologicamente, é um trabalho de cunho exploratório, qualitativo e documental (Gil, 2008), em que são discutidos, do ponto de vista teórico, os conceitos de letramentos, multimodalidade/multissemiose, bem como os direcionamentos apontados pela BNCC (Brasil, 2018) para o trabalho com tais fenômenos relacionados à leitura, tendo em vista que os elementos multissemióticos exigem uma habilidade de leitura mais proficiente para serem devidamente compreendidos (Paiva, 2019). Os resultados apontam para um ensino de Língua Portuguesa que contemple os gêneros textuais multimodais/multissemióticos cada vez mais presentes no cotidiano dos nossos alunos, a exemplo dos textos motivadores da redação do Enem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Dalva Lobão Assis pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Multiletramento pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM pt_BR
dc.title A utilização de elementos multissemióticos nos textos motivadores da redação do ENEM: uma análise histórico-comparativa nos anos de1998 e de 2017 pt_BR
dc.type Other pt_BR


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