Resumo:
O presente trabalho analisa a utilização de elementos multissemióticos nos textos
motivadores da Redação do ENEM nos anos de 1998 e de 2017. Quanto aos objetivos
específicos, a presente pesquisa busca comparar as competências entre as propostas
da redação do ENEM de 1998 (ano de criação do exame e suas competências) e do
ENEM de 2017 (ano em que tais competências foram reformuladas) e suas influências
nas condições de produção (Marcuschi, 2008) promovidas pelos textos motivadores
para a produção textual escrita (redação). Além disso, observou-se a configuração de
recursos multissemióticos na composição dos textos motivadores do ENEM dos anos
de 1998 e 2017, quanto às metafunções ideacional, interpessoal e textual presentes
em tais textos (Halliday, 1994). Metodologicamente, é um trabalho de cunho
exploratório, qualitativo e documental (Gil, 2008), em que são discutidos, do ponto de
vista teórico, os conceitos de letramentos, multimodalidade/multissemiose, bem como
os direcionamentos apontados pela BNCC (Brasil, 2018) para o trabalho com tais
fenômenos relacionados à leitura, tendo em vista que os elementos multissemióticos
exigem uma habilidade de leitura mais proficiente para serem devidamente
compreendidos (Paiva, 2019). Os resultados apontam para um ensino de Língua
Portuguesa que contemple os gêneros textuais multimodais/multissemióticos cada
vez mais presentes no cotidiano dos nossos alunos, a exemplo dos textos motivadores
da redação do Enem.
Descrição:
MEDEIROS, A. V. P. de. A utilização de elementos multissemióticos nos textos motivadores da redação do ENEM: uma análise histórico-comparativa dos anos de 1998 e de 2017. 2024. 30p. Trabalho de Conclusão de Cursos (Graduação em Letras Português), - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.