UEPB - Repositório Digital

O uso do material dourado como auxiliador no processo de ensino-aprendizagem da divisão

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gedeão, Verbênia Vitória de Moura
dc.date.accessioned 2025-05-27T14:46:41Z
dc.date.available 2025-05-27T14:46:41Z
dc.date.issued 2024-11-22
dc.identifier.other CDD 372.22
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33898
dc.description GEDEÃO, Verbênia Vitória de Moura. O uso do material dourado como auxiliador no processo de ensino-aprendizagem da divisão. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho busca averiguar o impacto do uso de Materiais Didáticos Manipuláveis (MDM) no ensino da Matemática, especialmente o Material Dourado no ensino da divisão com números naturais. A pesquisa é motivada pela constatação deque muitos alunos têm dificuldades em compreender conceitos matemáticos dos mais básicos até os mais abstratos. Ao longo da pesquisa, é brevemente exposto uma contextualização histórica dos MDMs, além de examinar os conceitos teóricos que sustentaram sua aplicabilidade e destacar os benefícios que o uso desses materiais proporciona ao processo de ensino-aprendizagem. Em particular, o trabalho discute como o uso do Material Dourado pode transformar o ensino da operação de divisão, tornando-o mais compreensível e visual. A pesquisa foi conduzida em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental II, em uma turma de 7° ano, onde os alunos foram convidados a resolver algumas operações de divisões com o auxílio do Material Dourado. A pesquisa é de abordagem qualitativa, para a obtenção de dados utilizou-se de 2 (dois) questionários e 1 (uma) atividade de averiguação. Questionários aplicados antes e depois das atividades revelaram que para a maioria dos estudantes o Material Dourado foi eficaz para facilitar o entendimento da divisão. Os resultados indicam que o uso de MDM não só melhoram a compreensão dos alunos, mas também aumenta seu interesse e engajamento, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof.ª Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Materiais didáticos manipuláveis pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Divisão pt_BR
dc.title O uso do material dourado como auxiliador no processo de ensino-aprendizagem da divisão pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta