dc.contributor.author |
Gedeão, Verbênia Vitória de Moura |
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dc.date.accessioned |
2025-05-27T14:46:41Z |
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dc.date.available |
2025-05-27T14:46:41Z |
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dc.date.issued |
2024-11-22 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.22 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33898 |
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dc.description |
GEDEÃO, Verbênia Vitória de Moura. O uso do material dourado como auxiliador no processo de ensino-aprendizagem da divisão. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho busca averiguar o impacto do uso de Materiais Didáticos Manipuláveis (MDM) no ensino da Matemática, especialmente o Material Dourado no ensino da divisão com números naturais. A pesquisa é motivada pela constatação deque muitos alunos têm dificuldades em compreender conceitos matemáticos dos mais básicos até os mais abstratos. Ao longo da pesquisa, é brevemente exposto uma contextualização histórica dos MDMs, além de examinar os conceitos teóricos que sustentaram sua aplicabilidade e destacar os benefícios que o uso desses materiais proporciona ao processo de ensino-aprendizagem. Em particular, o trabalho discute como o uso do Material Dourado pode transformar o ensino da operação de divisão, tornando-o mais compreensível e visual. A pesquisa foi conduzida em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental II, em uma turma de 7° ano, onde os alunos foram convidados a resolver algumas operações de divisões com o auxílio do Material Dourado. A pesquisa é de abordagem qualitativa, para a obtenção de dados utilizou-se de 2 (dois) questionários e 1 (uma) atividade de averiguação. Questionários aplicados antes e depois das atividades revelaram que para a maioria dos estudantes o Material Dourado foi eficaz para facilitar o entendimento da divisão. Os resultados indicam que o uso de MDM não só melhoram a compreensão dos alunos, mas também aumenta seu interesse e engajamento, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Prof.ª Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Ensino de matemática |
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dc.subject |
Materiais didáticos manipuláveis |
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dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
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dc.subject |
Divisão |
pt_BR |
dc.title |
O uso do material dourado como auxiliador no processo de ensino-aprendizagem da divisão |
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dc.type |
Other |
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