UEPB - Repositório Digital

Educação matemática inclusiva junto a estudantes com surdez: em cena o ensino de geometria mediado por origamis

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lopes Júnior, Erickson Ronielle de Sousa
dc.date.accessioned 2025-05-27T15:57:40Z
dc.date.available 2025-05-27T15:57:40Z
dc.date.issued 2024-06-26
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33904
dc.description LOPES JÚNIOR, Erickson Ronielle de Sousa. Educação matemática inclusiva junto a estudantes com surdez: em cena o ensino de geometria mediado por origamis. 2025. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo investigar o ensino de geometria mediado pela prática de origamis, buscando uma abordagem inclusiva voltada a estudantes com surdez no contexto da educação matemática. A proposta se fundamenta na necessidade de metodologias que promovam a acessibilidade e a compreensão do conteúdo matemático para alunos surdos, considerando as especificidades da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como um recurso facilitador. Ao introduzir o origami como ferramenta pedagógica, o estudo visa explorar como a construção de figuras geométricas pode ser utilizada para consolidar conceitos de forma visual e tátil, além de promover a interação e o engajamento dos estudantes na aprendizagem. A pesquisa se desenvolve em um ambiente escolar inclusivo e adota uma abordagem qualitativa, baseada na observação e análise das interações dos alunos durante a realização das atividades. Os resultados esperados incluem uma compreensão ampliada dos conceitos geométricos e uma maior autonomia dos estudantes surdos no aprendizado matemático, além de evidenciar a importância da mediação de práticas visuais e interativas no ensino inclusivo de matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Tecnologias Assistivas pt_BR
dc.title Educação matemática inclusiva junto a estudantes com surdez: em cena o ensino de geometria mediado por origamis pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta