Resumo:
O rompimento de um paradigma em favor de outro constitui uma revolução científica, termo
cunhado por Thomas Kuhn para explicar o progresso da ciência. A obra de Kuhn assume
certa influência no movimento pós-moderno, como reação a essa crise, surge outro
fenômeno: a pós-verdade. Em um mundo permeado por um número exorbitante de
informações e conteúdos disseminados principalmente por redes sociais, torna-se
complexo estabelecer uma linha que separe dados objetivos de opiniões; esse cenário
caracteriza o que atualmente é chamado de “pós-verdade”. Isso se dá porque normalmente
tais informações se estruturam a partir de aspectos que comumente são atribuídos ao
discurso científico, mas com uma roupagem “acessível”, que se dirige à obviedade
empírica do senso comum, o que cria uma ponte para a crença de que são verdades
objetivas. O presente trabalho busca examinar na literatura questões relacionadas à gênese
e propagação dos conceitos pseudocientíficos na era da pós-verdade; a partir dessa
análise, foi criada uma tabela de análise para auxiliar professores a diferenciarem ciência
e pseudociência no ambiente educacional. As características presentes na tabela permitem
que os educadores a utilizem para incentivar o pensamento crítico ao analisar notícias e
materiais que tratam de pseudociências, especialmente no ensino de física. Embora o
estudo não tenha sido aplicado ainda, a ferramenta proposta mostra-se promissora para a
prática pedagógica ao promover uma abordagem crítica e reflexiva dos alunos sobre a
natureza da ciência e os impactos da pós-verdade na difusão de informações.
Descrição:
SILVA, Kaique Pereira da. Pseudociência como produto da pós-verdade: a criação de uma tabela de análise de pseudociência e as possíveis contribuições para o ensino de física. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.