UEPB - Repositório Digital

Pseudociência como produto da pós-verdade: a criação de uma tabela de análise de pseudociência e as possíveis contribuições para o ensino de Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Kaique Pereira da
dc.date.accessioned 2025-06-02T14:46:58Z
dc.date.available 2025-06-02T14:46:58Z
dc.date.issued 2024-11-21
dc.identifier.other CDD 001.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33930
dc.description SILVA, Kaique Pereira da. Pseudociência como produto da pós-verdade: a criação de uma tabela de análise de pseudociência e as possíveis contribuições para o ensino de física. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O rompimento de um paradigma em favor de outro constitui uma revolução científica, termo cunhado por Thomas Kuhn para explicar o progresso da ciência. A obra de Kuhn assume certa influência no movimento pós-moderno, como reação a essa crise, surge outro fenômeno: a pós-verdade. Em um mundo permeado por um número exorbitante de informações e conteúdos disseminados principalmente por redes sociais, torna-se complexo estabelecer uma linha que separe dados objetivos de opiniões; esse cenário caracteriza o que atualmente é chamado de “pós-verdade”. Isso se dá porque normalmente tais informações se estruturam a partir de aspectos que comumente são atribuídos ao discurso científico, mas com uma roupagem “acessível”, que se dirige à obviedade empírica do senso comum, o que cria uma ponte para a crença de que são verdades objetivas. O presente trabalho busca examinar na literatura questões relacionadas à gênese e propagação dos conceitos pseudocientíficos na era da pós-verdade; a partir dessa análise, foi criada uma tabela de análise para auxiliar professores a diferenciarem ciência e pseudociência no ambiente educacional. As características presentes na tabela permitem que os educadores a utilizem para incentivar o pensamento crítico ao analisar notícias e materiais que tratam de pseudociências, especialmente no ensino de física. Embora o estudo não tenha sido aplicado ainda, a ferramenta proposta mostra-se promissora para a prática pedagógica ao promover uma abordagem crítica e reflexiva dos alunos sobre a natureza da ciência e os impactos da pós-verdade na difusão de informações. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. José Antonio Ferreira Pinto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pós-verdade pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Pseudociência pt_BR
dc.title Pseudociência como produto da pós-verdade: a criação de uma tabela de análise de pseudociência e as possíveis contribuições para o ensino de Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta