Resumo:
Este trabalho se trata de um artigo desenvolvido como TCC, foi feita uma análise literária envolvendo o estudo temático e retórico, tendo corpus literário a obra O Teorema do Papagaio Guedj (2001). O enredo narra à vida de Max, um jovem, surdo
que resgata um papagaio raro das mãos de criminosos que o maltratavam, pois o
mesmo tinha um segredo que não queria revelar. Paralelamente, Ruche, proprietário
da livraria Mil e uma folhas, recebe cartas enigmáticas de seu amigo, Grosrouvre,
que está há muito tempo desaparecido. O texto visa explorar três momentos no qual
o autor cita Pitágoras, Hipasus de Metaponto, a irmandade Pitagórica, e em outro
momento comete anacronismo histórico com seus personagens fictícios, misturando
com personagens da história da matemática. Permitindo que se identifique, separe e
relate a divergência entre a realidade e a ficção, e o que dizem alguns renomados
matemáticos da área. Para que os professores e educadores de matemática possam
abordar de forma clara essa distinção em suas aulas, proporcionando uma compreensão mais precisa dessas histórias aos alunos. Essa pesquisa busca estabelecer
conexões entre esses momentos envolvendo a história da matemática apresentada
no livro e o que dizem alguns matemáticos, verificando esses eventos mencionados.
Esse estudo foi conduzido por meio de pesquisa de análise literária, envolvendo o
estudo temático e retórico conforme Todorov (2013), tendo como corpus literário o
livro O Teorema do Papagaio Guedj (2001). Isto envolve também uma pesquisa bibliográfica. Ao final, foi percebido que, em diversos momentos, o autor foi fiel às histórias narradas, mas em outros casos, não se encontrou respaldo histórico. No entanto, o objetivo do autor, que era contar histórias matemáticas de maneira atraente
e envolvente para cativar o leitor e despertar seu interesse pela matemática misturada com ficção, foi alcançado.
Descrição:
SANTOS, Jadsson Cunha dos. A interseção entre ficção literária e educação Matemática: uma análise de O Teorema do Papagaio de Denis Guedj. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.