UEPB - Repositório Digital

A interseção entre ficção literária e educação Matemática: uma análise de O Teorema do Papagaio de Denis Guedj

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Jadsson Cunha dos
dc.date.accessioned 2025-06-03T12:53:03Z
dc.date.available 2025-06-03T12:53:03Z
dc.date.issued 2024-12-11
dc.identifier.other CDD 510.709
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33940
dc.description SANTOS, Jadsson Cunha dos. A interseção entre ficção literária e educação Matemática: uma análise de O Teorema do Papagaio de Denis Guedj. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho se trata de um artigo desenvolvido como TCC, foi feita uma análise literária envolvendo o estudo temático e retórico, tendo corpus literário a obra O Teorema do Papagaio Guedj (2001). O enredo narra à vida de Max, um jovem, surdo que resgata um papagaio raro das mãos de criminosos que o maltratavam, pois o mesmo tinha um segredo que não queria revelar. Paralelamente, Ruche, proprietário da livraria Mil e uma folhas, recebe cartas enigmáticas de seu amigo, Grosrouvre, que está há muito tempo desaparecido. O texto visa explorar três momentos no qual o autor cita Pitágoras, Hipasus de Metaponto, a irmandade Pitagórica, e em outro momento comete anacronismo histórico com seus personagens fictícios, misturando com personagens da história da matemática. Permitindo que se identifique, separe e relate a divergência entre a realidade e a ficção, e o que dizem alguns renomados matemáticos da área. Para que os professores e educadores de matemática possam abordar de forma clara essa distinção em suas aulas, proporcionando uma compreensão mais precisa dessas histórias aos alunos. Essa pesquisa busca estabelecer conexões entre esses momentos envolvendo a história da matemática apresentada no livro e o que dizem alguns matemáticos, verificando esses eventos mencionados. Esse estudo foi conduzido por meio de pesquisa de análise literária, envolvendo o estudo temático e retórico conforme Todorov (2013), tendo como corpus literário o livro O Teorema do Papagaio Guedj (2001). Isto envolve também uma pesquisa bibliográfica. Ao final, foi percebido que, em diversos momentos, o autor foi fiel às histórias narradas, mas em outros casos, não se encontrou respaldo histórico. No entanto, o objetivo do autor, que era contar histórias matemáticas de maneira atraente e envolvente para cativar o leitor e despertar seu interesse pela matemática misturada com ficção, foi alcançado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientação : Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Fermat pt_BR
dc.subject Pitagóricos pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Teorema do papagaio pt_BR
dc.title A interseção entre ficção literária e educação Matemática: uma análise de O Teorema do Papagaio de Denis Guedj pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta