UEPB - Repositório Digital

O uso de dados e informações dos consumidores para rastrear suas preferências de consumo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gouveia, Eduardo Vieira da
dc.date.accessioned 2025-06-09T13:10:26Z
dc.date.available 2025-06-09T13:10:26Z
dc.date.issued 2025-05-30
dc.identifier.other CDD 342.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33976
dc.description GOUVEIA, Eduardo Vieira da Rocha. O uso de dados e informações dos consumidores para rastrear suas preferências de consumo. 2025. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho examina o uso de dados e informações pessoais de consumidores como instrumento de rastreamento de preferências de consumo em ambientes digitais. Parte-se da constatação de que o avanço das tecnologias de informação e comunicação permitiu a intensificação da coleta automatizada de dados por empresas privadas, com fins publicitários e comerciais. Utilizando metodologia qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica e documental, a análise recai sobre o ordenamento jurídico brasileiro, com foco na Constituição Federal, no Código de Defesa do Consumidor, no Marco Civil da Internet e na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A investigação aborda o tratamento de dados pessoais, dados sensíveis e dados anonimizados, além da aplicação de mecanismos de segurança da informação voltados à preservação da privacidade dos titulares. Demonstra-se que, embora existam mecanismos legais de controle e responsabilização, persistem lacunas normativas e desafios relacionados à eficácia prática das garantias previstas. Conclui-se que a proteção jurídica do consumidor no cenário digital exige não apenas atualização legislativa, mas também fiscalização contínua e educação informacional da sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Crizeuda Farias da Silva Dias. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dados pt_BR
dc.subject Direito pt_BR
dc.subject Consumo pt_BR
dc.subject Internet pt_BR
dc.title O uso de dados e informações dos consumidores para rastrear suas preferências de consumo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta