Resumo:
Dentro do conteúdo programático de química prescrito para o Ensino Médio estão os
hidrocarbonetos que são compostos formados unicamente por carbono e hidrogênio.
A experiência tem demonstrado que estudantes do 3ª Ano apresentam dificuldades
de entender a nomenclatura oficial desses compostos orgânicos. Uma das
estratégias didático-pedagógica que podem promover a construção desse
conhecimento é o lúdico, através do qual, pode-se apelar para a mnemônica e a
partir daí, construir saberes escolares significativos no campo das ciências naturais.
O objetivo geral foi identificar dificuldades que estudantes do 3ª Ano do Ensino
Médio da Escola Estadual Adauto Cabral de Vasconcelos apresentam sobre
nomenclatura de hidrocarbonetos. O instrumento de coleta de informações utilizado
foi o questionário com perguntas objetivas e subjetivas, e a análise foi realizada com
base na frequência das respostas. Apesar da exiguidade do tempo e de outros
fatores que obstacularam a verificação da hipótese de trabalho, pode-se inferir que a
dificuldade existe de fato, porém, carece de um estudo mais aprofundado que possa
elencar elementos suficientes para uma análise completa do objeto de estudo em
questão.
Descrição:
SOUZA, E. S. de.
O lúdico como estratégia didático-pedagógica no ensino de hidrocarbonetos. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.