UEPB - Repositório Digital

O lúdico como estratégia didático-pedagógica no ensino de hidrocarbonetos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Eliane Silva de
dc.date.accessioned 2014-04-11T13:01:41Z
dc.date.available 2014-04-11T13:01:41Z
dc.date.issued 2014-04-11
dc.identifier.other CDD 540. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3406
dc.description SOUZA, E. S. de. O lúdico como estratégia didático-pedagógica no ensino de hidrocarbonetos. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Dentro do conteúdo programático de química prescrito para o Ensino Médio estão os hidrocarbonetos que são compostos formados unicamente por carbono e hidrogênio. A experiência tem demonstrado que estudantes do 3ª Ano apresentam dificuldades de entender a nomenclatura oficial desses compostos orgânicos. Uma das estratégias didático-pedagógica que podem promover a construção desse conhecimento é o lúdico, através do qual, pode-se apelar para a mnemônica e a partir daí, construir saberes escolares significativos no campo das ciências naturais. O objetivo geral foi identificar dificuldades que estudantes do 3ª Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Adauto Cabral de Vasconcelos apresentam sobre nomenclatura de hidrocarbonetos. O instrumento de coleta de informações utilizado foi o questionário com perguntas objetivas e subjetivas, e a análise foi realizada com base na frequência das respostas. Apesar da exiguidade do tempo e de outros fatores que obstacularam a verificação da hipótese de trabalho, pode-se inferir que a dificuldade existe de fato, porém, carece de um estudo mais aprofundado que possa elencar elementos suficientes para uma análise completa do objeto de estudo em questão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Givanildo Gonçalves de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Hidrocarbonetos pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Mnemônica pt_BR
dc.title O lúdico como estratégia didático-pedagógica no ensino de hidrocarbonetos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta