dc.contributor.author |
Souza, Eliane Silva de |
|
dc.date.accessioned |
2014-04-11T13:01:41Z |
|
dc.date.available |
2014-04-11T13:01:41Z |
|
dc.date.issued |
2014-04-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 540. 7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3406 |
|
dc.description |
SOUZA, E. S. de.
O lúdico como estratégia didático-pedagógica no ensino de hidrocarbonetos. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Dentro do conteúdo programático de química prescrito para o Ensino Médio estão os
hidrocarbonetos que são compostos formados unicamente por carbono e hidrogênio.
A experiência tem demonstrado que estudantes do 3ª Ano apresentam dificuldades
de entender a nomenclatura oficial desses compostos orgânicos. Uma das
estratégias didático-pedagógica que podem promover a construção desse
conhecimento é o lúdico, através do qual, pode-se apelar para a mnemônica e a
partir daí, construir saberes escolares significativos no campo das ciências naturais.
O objetivo geral foi identificar dificuldades que estudantes do 3ª Ano do Ensino
Médio da Escola Estadual Adauto Cabral de Vasconcelos apresentam sobre
nomenclatura de hidrocarbonetos. O instrumento de coleta de informações utilizado
foi o questionário com perguntas objetivas e subjetivas, e a análise foi realizada com
base na frequência das respostas. Apesar da exiguidade do tempo e de outros
fatores que obstacularam a verificação da hipótese de trabalho, pode-se inferir que a
dificuldade existe de fato, porém, carece de um estudo mais aprofundado que possa
elencar elementos suficientes para uma análise completa do objeto de estudo em
questão. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Givanildo Gonçalves de Farias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Hidrocarbonetos |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Mnemônica |
pt_BR |
dc.title |
O lúdico como estratégia didático-pedagógica no ensino de hidrocarbonetos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |