Resumo:
Em atenção a necessidade de refletir acerca da presença de professores de Química em salas
de aula de Ciências no Ensino Fundamental, propomos esse estudo objetivando analisar os
impactos da formação inicial de licenciados e licenciandos do curso de Licenciatura em
Química da Universidade Estadual da Paraíba na atuação docente no Ensino Fundamental.
Para a produção de dados, desenvolvemos um questionário composto por 14 questões, sendo
10 questões subjetivas e 4 objetivas. Responderam a este questionário 36 professores e
licenciandos em Química que obtiveram ou obtém sua formação inicial na Universidade
Estadual da Paraíba, Campus I, bem como atuaram ou atuam em salas de aula de Ciências no
Ensino Fundamental. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os
resultados alcançados evidenciaram que entre os desafios vivenciados por estes profissionais
no Ensino Fundamental está a falta de domínio em conteúdos didáticos ligados as Ciências
Biológicas, adaptação as mudanças trazidas pela Base Nacional e dificuldades na
infraestrutura e na gestão escolar. Ademais, foi possível reconhecer entre os participantes um
desejo de que os cursos de formação de professores de Química incluam em suas grades
curriculares disciplinas de Biologia básica, além de discussões acerca da interdisciplinaridade.
Concluímos que os desafios observados exigem mudanças não apenas na formação inicial e
continuada de professores de Química, como também resolução das problemáticas relativas à
infraestrutura escolar e esclarecimentos quanto às diretrizes curriculares em vigor.
Descrição:
SILVA, Rogiane Suellen de Souza. Professores de Química no Ensino Fundamental: os desafios de ensinar ciências. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.