UEPB - Repositório Digital

Professores de química no ensino fundamental: os desafios de ensinar ciências

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Rogiane Suellen de Souza
dc.date.accessioned 2025-06-26T12:22:48Z
dc.date.available 2025-06-26T12:22:48Z
dc.date.issued 2025-06-06
dc.identifier.other CDD 372.35
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34077
dc.description SILVA, Rogiane Suellen de Souza. Professores de Química no Ensino Fundamental: os desafios de ensinar ciências. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Em atenção a necessidade de refletir acerca da presença de professores de Química em salas de aula de Ciências no Ensino Fundamental, propomos esse estudo objetivando analisar os impactos da formação inicial de licenciados e licenciandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba na atuação docente no Ensino Fundamental. Para a produção de dados, desenvolvemos um questionário composto por 14 questões, sendo 10 questões subjetivas e 4 objetivas. Responderam a este questionário 36 professores e licenciandos em Química que obtiveram ou obtém sua formação inicial na Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, bem como atuaram ou atuam em salas de aula de Ciências no Ensino Fundamental. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados alcançados evidenciaram que entre os desafios vivenciados por estes profissionais no Ensino Fundamental está a falta de domínio em conteúdos didáticos ligados as Ciências Biológicas, adaptação as mudanças trazidas pela Base Nacional e dificuldades na infraestrutura e na gestão escolar. Ademais, foi possível reconhecer entre os participantes um desejo de que os cursos de formação de professores de Química incluam em suas grades curriculares disciplinas de Biologia básica, além de discussões acerca da interdisciplinaridade. Concluímos que os desafios observados exigem mudanças não apenas na formação inicial e continuada de professores de Química, como também resolução das problemáticas relativas à infraestrutura escolar e esclarecimentos quanto às diretrizes curriculares em vigor. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Francisco Ferreira Dantas Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Licenciatura em química pt_BR
dc.title Professores de química no ensino fundamental: os desafios de ensinar ciências pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta