Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisardo realperfil dos jovens inseridos no mercado de trabalho, mediante a experiência de contratação da empresa Motiv Telecom, bem como a verificaçãodas estratégias para a empregabilidade que a mesma se utiliza na contrataçãode funcionários de idade entre 17 a 29 anos. Para isso, utilizou-se como eixo norteador a seguinte indagação: Qual a percepção da empresa Motiv Telecom sobre a participação dos jovens no mercado de trabalho?Vislumbrando levantar elementos reflexivos para esta discussão, optou-se por uma pesquisa de natureza quantitativo-qualitativa do tipo descritiva exploratória, que busca no estudo bibliográfico sobre "juventude‟ e "empregabilidade‟, associada ao resgate de memória dos gerenciadores da empresa e as entrevistas semiestruturadas com jovens contratados pela empresa Motiv Telecom elaborarmos pressupostos que nos permitam ter maior familiaridade nas discussões atuais que envolvem a problemática. Assim, foi possível constatar que as ações que a empresa desenvolve para o público jovem representam avanços tanto para o desenvolvimento no âmbito profissional como social. Mas, ao mesmo tempo, percebe-se que são necessárias ações externas governamentais, seja na oferta na escolarização de qualidade; na qualificação da mão-de-obra e participação cidadã do jovem para a diminuição das taxas de desemprego nessa fase, queno Brasil ainda, representa um número significativo de jovens que se encontram em condições de vulnerabilidade social e à margem das relações de trabalho.
Descrição:
MEDEIROS, D. J. de. Os jovens e o mercado de trabalho: um estudo de caso sobre a percepção da empregabilidade na empresa Motiv Telecom na cidade de João Pessoa - PB. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Tipo: Artigo]