Resumo:
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um relato de experiência vivenciado por um bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio da implementação de metodologias ativas no ensino de Química em uma escola pública estadual da Paraíba. O projeto envolveu a aplicação de duas eletivas: uma com enfoque lúdico, utilizando RPG como ferramenta pedagógica, e outra baseada na temática da Química Forense, incentivando a investigação científica. Através da observação participante, foi possível analisar o impacto dessas estratégias no processo de ensino-aprendizagem, destacando o envolvimento dos alunos, a contextualização dos conteúdos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Os resultados revelam a importância da integração entre teoria, prática e vivência docente na formação inicial de professores, além de evidenciar o potencial transformador de abordagens pedagógicas inovadoras no ensino de Química.
Descrição:
SILVA, Élison Francisco da. Metodologias ativas no ensino de Química: integração entre teoria, prática e vivências no contexto do PIBID. 2025. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.