dc.contributor.author |
Silva, Elison Francisco da |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-09T14:51:10Z |
|
dc.date.available |
2025-07-09T14:51:10Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.8 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34243 |
|
dc.description |
SILVA, Élison Francisco da. Metodologias ativas no ensino de Química: integração entre teoria, prática e vivências no contexto do PIBID. 2025. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um relato de experiência vivenciado por um bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio da implementação de metodologias ativas no ensino de Química em uma escola pública estadual da Paraíba. O projeto envolveu a aplicação de duas eletivas: uma com enfoque lúdico, utilizando RPG como ferramenta pedagógica, e outra baseada na temática da Química Forense, incentivando a investigação científica. Através da observação participante, foi possível analisar o impacto dessas estratégias no processo de ensino-aprendizagem, destacando o envolvimento dos alunos, a contextualização dos conteúdos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Os resultados revelam a importância da integração entre teoria, prática e vivência docente na formação inicial de professores, além de evidenciar o potencial transformador de abordagens pedagógicas inovadoras no ensino de Química. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Gabriel Monteiro da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação discente |
pt_BR |
dc.subject |
RPG |
pt_BR |
dc.subject |
Química forense |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias ativas no ensino de Química: integração entre teoria, prática e vivências no contexto do PIBID |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |