dc.contributor.author |
Santana, Maria Aparecida Cardoso |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-10T14:52:51Z |
|
dc.date.available |
2025-07-10T14:52:51Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-12 |
|
dc.identifier.other |
CDD 530.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34271 |
|
dc.description |
SANTANA, Maria Aparecida Cardoso. Experimentos históricos e o ensino de física: o que pensam os professores e licenciandos da educação básica. 22 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho investiga as percepções de licenciandos e professores da educação básica sobre o uso de experimentos históricos no ensino de Física, com base na abordagem histórico-investigativa (AHI), que integra aspectos históricos e epistemológicos à construção do conhecimento científico em sala de aula. A pesquisa, de natureza qualitativa e com enfoque compreensivo, utilizou questionários para descrever significados, sentimentos e percepções de docentes sobre essa proposta. Os resultados indicam que, embora reconheçam a importância dos experimentos históricos para enriquecer o ensino, muitos professores não se sentem preparados para utilizá-los e percebem limitações no modelo escolar atual que dificultam sua implementação, apontando para a necessidade de formação específica e mudanças nas condições de ensino. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. José Antônio Ferreira Pinto |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem histórico-investigativa |
pt_BR |
dc.title |
Experimentos históricos e o ensino de Física: o que pensam os professores e licenciandos da educação básica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |