Resumo:
Este trabalho investiga as percepções de licenciandos e professores da educação básica sobre o uso de experimentos históricos no ensino de Física, com base na abordagem histórico-investigativa (AHI), que integra aspectos históricos e epistemológicos à construção do conhecimento científico em sala de aula. A pesquisa, de natureza qualitativa e com enfoque compreensivo, utilizou questionários para descrever significados, sentimentos e percepções de docentes sobre essa proposta. Os resultados indicam que, embora reconheçam a importância dos experimentos históricos para enriquecer o ensino, muitos professores não se sentem preparados para utilizá-los e percebem limitações no modelo escolar atual que dificultam sua implementação, apontando para a necessidade de formação específica e mudanças nas condições de ensino.
Descrição:
SANTANA, Maria Aparecida Cardoso. Experimentos históricos e o ensino de física: o que pensam os professores e licenciandos da educação básica. 22 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.