Resumo:
Ao longo de décadas, a experimentação no ensino de física tem gerado resultados importantes
na aprendizagem de fenômenos e conceitos físicos, principalmente por promover a
participação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, refletindo
diretamente na compreensão da construção do conhecimento científico. Nessa perspectiva, o
presente trabalho sugere a investigação dos conceitos de campo elétrico e resistência elétrica a
partir da produção de duas sequências didáticas, fundamentadas na dinâmica didático-
pedagógica dos três momentos pedagógicos, conforme literatura. A proposta também inclui o
estudo de componentes básicos de circuitos elétricos utilizando materiais de baixo custo,
aplicados diretamente em dispositivos tecnológicos, com potencial de aplicabilidade e
adaptação a diferentes realidades enfrentadas pelo professor da escola pública, oferecendo um
produto que pode contribuir significativamente para a experimentação no ensino de física.
Descrição:
SILVA, Aglaílson José Sebastião da. Experimentos de baixo custo para o estudo de circuitos elétricos: Uma proposta didática para o ensino de campo e resistência elétrica. 2024. 55 f. Trabalho de
Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba,
Campina Grande, 2025.