dc.contributor.author |
Silva, Aglaílson José Sebastião da |
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dc.date.accessioned |
2025-07-14T23:29:13Z |
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dc.date.available |
2025-07-14T23:29:13Z |
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dc.date.issued |
2024-06-26 |
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dc.identifier.other |
CDD 530 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34285 |
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dc.description |
SILVA, Aglaílson José Sebastião da. Experimentos de baixo custo para o estudo de circuitos elétricos: Uma proposta didática para o ensino de campo e resistência elétrica. 2024. 55 f. Trabalho de
Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba,
Campina Grande, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ao longo de décadas, a experimentação no ensino de física tem gerado resultados importantes
na aprendizagem de fenômenos e conceitos físicos, principalmente por promover a
participação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, refletindo
diretamente na compreensão da construção do conhecimento científico. Nessa perspectiva, o
presente trabalho sugere a investigação dos conceitos de campo elétrico e resistência elétrica a
partir da produção de duas sequências didáticas, fundamentadas na dinâmica didático-
pedagógica dos três momentos pedagógicos, conforme literatura. A proposta também inclui o
estudo de componentes básicos de circuitos elétricos utilizando materiais de baixo custo,
aplicados diretamente em dispositivos tecnológicos, com potencial de aplicabilidade e
adaptação a diferentes realidades enfrentadas pelo professor da escola pública, oferecendo um
produto que pode contribuir significativamente para a experimentação no ensino de física. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Fernando de Melo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentação |
pt_BR |
dc.subject |
Três momentos pedagógicos |
pt_BR |
dc.title |
Experimentos de baixo custo para o estudo de circuitos elétricos: Uma proposta didática para o ensino de campo e resistência elétrica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |