dc.contributor.author |
Carvalho, Maria Cristina Neves de |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-22T14:32:31Z |
|
dc.date.available |
2025-07-22T14:32:31Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-21 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.83 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34344 |
|
dc.description |
CARVALHO, Maria Cristina Neves de. A matemática que vem da feira: uma proposta de sequência didática. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Objetivo do nosso trabalho é apresentar uma proposta de Sequência Didática que pode ser utilizada nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no contexto específico da Cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE.
A cidade de Santa Cruz do Capibaribe é nacionalmente conhecida pela atividade comercial, especificamente, pela produção e comercialização de peças de vestuário diversas, sendo a principal atividade econômica da maior parte da população relacionada a isso. Assim, busca-se evidenciar a influência cotidiana da Matemática na vida dos produtores no município de Santa Cruz do Capibaribe - PE. Dentro desse cenário, explora-se minuciosamente como a Matemática e, mais especificamente, a Etnomatemática desempenham um papel crucial ao analisar, compreender e examinar o funcionamento da Matemática e sua relevância intrínseca no contexto social abordado nessa pesquisa.
Dessa forma, essa pesquisa propôs uma sequência didática que pode ser aplicada em escolas nos anos finais do Ensino Fundamental, com o intuito de aplicar equações do 1° grau, no qual o próprio aluno deverá elaborar e resolver problemas matemáticos em relação ao que é vivenciado por sua família ou amigos na produção têxtil. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Prof. Dra. Emanuela Régia de Sousa Coelho, |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Empreendedorismo |
pt_BR |
dc.subject |
Matmática prática |
pt_BR |
dc.title |
A matemática que vêm da feira: uma proposta de sequência didática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |