dc.contributor.author |
Ramos, Ezequiel de Farias |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-22T15:34:03Z |
|
dc.date.available |
2025-07-22T15:34:03Z |
|
dc.date.issued |
2025-05-27 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34355 |
|
dc.description |
RAMOS, Ezequiel de Farias. O GeoGebra como ferramenta didática no ensino das cônicas. 2025. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino das cônicas no ensino médio, utilizando o software GeoGebra como ferramenta didática. Considerando as dificuldades enfrentadas por alunos e professores na abordagem desse conteúdo, a proposta busca tornar o estudo das cônicas mais dinâmico, atrativo e eficaz. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que integra aspectos históricos, geométricos e algébricos das curvas elipse, parábola e hipérbole, com instruções detalhadas de construção no GeoGebra. A proposta visa contribuir para a prática pedagógica de professores da educação básica, oferecendo um recurso acessível que favoreça a compreensão e o interesse dos estudantes, além de prepará-los melhor para avaliações como o ENEM, onde esse conteúdo é frequentemente cobrado. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Aldo Trajano Lourêdo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
GeoGebra |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência Didática |
pt_BR |
dc.subject |
Cônica |
pt_BR |
dc.title |
O GeoGebra como ferramenta didática no ensino das cônicas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |