UEPB - Repositório Digital

O GeoGebra como ferramenta didática no ensino das cônicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ramos, Ezequiel de Farias
dc.date.accessioned 2025-07-22T15:34:03Z
dc.date.available 2025-07-22T15:34:03Z
dc.date.issued 2025-05-27
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34355
dc.description RAMOS, Ezequiel de Farias. O GeoGebra como ferramenta didática no ensino das cônicas. 2025. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma proposta de ensino das cônicas no ensino médio, utilizando o software GeoGebra como ferramenta didática. Considerando as dificuldades enfrentadas por alunos e professores na abordagem desse conteúdo, a proposta busca tornar o estudo das cônicas mais dinâmico, atrativo e eficaz. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que integra aspectos históricos, geométricos e algébricos das curvas elipse, parábola e hipérbole, com instruções detalhadas de construção no GeoGebra. A proposta visa contribuir para a prática pedagógica de professores da educação básica, oferecendo um recurso acessível que favoreça a compreensão e o interesse dos estudantes, além de prepará-los melhor para avaliações como o ENEM, onde esse conteúdo é frequentemente cobrado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Aldo Trajano Lourêdo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject GeoGebra pt_BR
dc.subject Sequência Didática pt_BR
dc.subject Cônica pt_BR
dc.title O GeoGebra como ferramenta didática no ensino das cônicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta