Resumo:
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino das cônicas no ensino médio, utilizando o software GeoGebra como ferramenta didática. Considerando as dificuldades enfrentadas por alunos e professores na abordagem desse conteúdo, a proposta busca tornar o estudo das cônicas mais dinâmico, atrativo e eficaz. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que integra aspectos históricos, geométricos e algébricos das curvas elipse, parábola e hipérbole, com instruções detalhadas de construção no GeoGebra. A proposta visa contribuir para a prática pedagógica de professores da educação básica, oferecendo um recurso acessível que favoreça a compreensão e o interesse dos estudantes, além de prepará-los melhor para avaliações como o ENEM, onde esse conteúdo é frequentemente cobrado.
Descrição:
RAMOS, Ezequiel de Farias. O GeoGebra como ferramenta didática no ensino das cônicas. 2025. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.