Resumo:
Este estudo objetivou realizar uma análise comparativa do nível de alfabetização financeira entre os estudantes universitários do campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A pesquisa baseia-se no modelo de alfabetização financeira de Potrich, Vieira e Mendes-da-Silva (2016), que avalia as variáveis de atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. A pesquisa utilizou um método quantitativo com abordagem inferencial através das técnicas de Teste U de Mann-Whitney e de correlação Spearman, operacionalizados no software JASP. Também foi utilizada a análise descritiva para a melhor compreensão dos resultados. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por 30 perguntas, dessas, nove distribuídas entre variáveis socioeconômicas e demográficas (gênero, estado civil, número de pessoas na mesma residência, renda, entre outros) enquanto 21 questionam as variáveis de alfabetização financeira: atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Os resultados confirmam as hipóteses H1, H2, H4 e H5 e evidenciam que gênero, estado civil e renda são correlacionados ao nível de alfabetização financeira e indicam que os estudantes que cursam disciplinas relacionadas a finanças pessoais possuem maior alfabetização financeira do que os estudantes que não as cursam. Os achados contribuem para o entendimento de como o uso de disciplinas financeiras pode impactar o dia a dia dos estudantes, ampliando o conhecimento existente sobre a influência de variáveis socioeconômicas em relação à alfabetização financeira.
Descrição:
COSTA, Maria Eduarda da Conceição. Finanças pessoais e alfabetização financeira: uma análise comparativa dos estudantes universitários do campus I da UEPB. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.