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Neste estudo, trataremos sobre o uso do jogo Sudoku nas aulas de Matemática em busca do desenvolvimento do Raciocínio Lógico pelo viés da Matemática Recreativa e da Aprendizagem Apreciativa. Nosso enfoque está em utilizar o jogo para o desenvolvimento do Raciocínio Lógico na sala de aula de Matemática, levando em consideração a perspectiva afetiva que o jogo possibilita. Visto que consideramos o raciocínio lógico como uma parte essencial da formação de um cidadão, pois se ele não é capaz de raciocinar logicamente, corre o risco de não conseguir se expressar e/ou entender os demais, pois na sociedade em que vivemos torna-se necessário sermos seres pensantes com o raciocínio lógico desenvolvido, de modo que sejamos capazes de analisar e tomar decisões criticamente. Além disso, os jogos podem ser grandes auxiliares nesse desenvolvimento, pois têm a capacidade de captar a atenção do estudante, sem ser necessário que o professor fique chamando a atenção. Com o uso de jogos, conseguimos unir o interesse do estudante com o conteúdo a ser trabalhado de modo afetivo, tendo em vista as emoções positivas que o jogo acarreta. Assim, temos como objetivo analisar a viabilidade da utilização do jogo Sudoku como estratégia para o desenvolvimento do raciocínio lógico em sala de aula na perspectiva da Matemática Recreativa. Para alcançar esse objetivo, fizemos uma pesquisa de campo na Escola Cidadã Integral Técnica Francisco de Assis Gonzaga, nas turmas do 8º Ano do Ensino Fundamental e dos 3º Anos A e B do Ensino Médio, realizada nos períodos de Estágio Supervisionado II e III. Os resultados da pesquisa foram analisados com base no referencial teórico principal deste trabalho: Campos (2008), Teles (2003) e Bezerra (2021), apontam a viabilidade do jogo Sudoku para o desenvolvimento do Raciocínio Lógico em uma Aprendizagem Apreciativa a partir da perspectiva da Matemática Recreativa. |
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