UEPB - Repositório Digital

O uso do jogo de xadrez como recurso didático no ensino-aprendizagem de Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Michael Santos
dc.date.accessioned 2025-08-06T12:38:43Z
dc.date.available 2025-08-06T12:38:43Z
dc.date.issued 2025-06-13
dc.identifier.other CDD 327.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34450
dc.description PEREIRA, Michael Santos. O uso do jogo de xadrez como recurso didático no ensino-aprendizagem de Matemática. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo investigar o uso do jogo de xadrez como recurso didático no ensino-aprendizagem da matemática, com foco no conteúdo de coordenadas cartesianas. A pesquisa foi fundamentada em uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e da aplicação de uma sequência didática em uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados antes e depois da intervenção, sendo analisados de forma descritiva. Os resultados apontaram avanços significativos na aprendizagem dos alunos, tanto na compreensão dos conceitos matemáticos quanto no engajamento com a disciplina. O uso do xadrez contribuiu para tornar o ensino mais atrativo, lúdico e significativo, facilitando a assimilação de um conteúdo que, geralmente, é considerado abstrato. Além disso, a proposta despertou maior interesse dos estudantes, promovendo a participação ativa nas aulas. Concluímos que o xadrez pode ser uma ferramenta eficiente no ensino de matemática, quando aplicado de forma planejada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogo de Xadrez pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem de Matemática pt_BR
dc.subject Coordenadas Cartesianas pt_BR
dc.subject Jogos educativos pt_BR
dc.title O uso do jogo de xadrez como recurso didático no ensino-aprendizagem de Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta