Resumo:
O presente artigo versa sobre a atuação do Serviço Social no fortalecimento dos direitos sociais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de um relato de experiência construído no contexto do estágio supervisionado na Clínica Escola do Autismo – AFETO, em Campina Grande-PB, durante os semestres de 2024.1, 2024.2 e 2025.1. O objetivo foi analisar como a intervenção profissional pode contribuir para a ampliação do acesso a direitos das famílias com membros diagnosticados com TEA. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com base no relato de caso e diário de campo, orientado por supervisão de campo e acadêmica. Como parte das atividades de estágio, foi desenvolvido um projeto de intervenção educativa com familiares e cuidadores, realizado em três encontros na sala de espera da clínica. Os temas abordados foram: Abuso e exploração de crianças e adolescentes; Trabalho infantil como consequência da violação de direitos; e Rede de Proteção e o papel da família na defesa dos direitos da criança e do adolescente. O estudo demonstrou que a atuação do Serviço Social se expressa por meio da escuta qualificada, produção de relatórios sociais, articulação intersetorial com políticas públicas e acompanhamento de demandas sociais complexas. Verificou-se que, mesmo em face aos limites institucionais, a mediação ética e política do assistente social tende a fortalecer o protagonismo das famílias e viabilizar o acesso à rede de proteção social. Conclui-se que o estágio possibilitou vivenciar, na prática, o compromisso profissional com os direitos das pessoas com Transtornos do Espectro Autistas.
Descrição:
SILVA, Tainy Carolinne Soares de Lima. O fortalecimento dos direitos sociais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um relato de experiência de estágio na Clínica Escola do Autismo-AFETO. 2025. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.