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O fortalecimento dos direitos sociais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um relato de experiência de estágio na Clínica Escola do Autismo-AFETO

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dc.contributor.author Tainy Carolinne Soares de Lima, Silva
dc.date.accessioned 2025-08-13T13:45:01Z
dc.date.available 2025-08-13T13:45:01Z
dc.date.issued 2025-07-04
dc.identifier.other CDD 361.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34479
dc.description SILVA, Tainy Carolinne Soares de Lima. O fortalecimento dos direitos sociais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um relato de experiência de estágio na Clínica Escola do Autismo-AFETO. 2025. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo versa sobre a atuação do Serviço Social no fortalecimento dos direitos sociais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de um relato de experiência construído no contexto do estágio supervisionado na Clínica Escola do Autismo – AFETO, em Campina Grande-PB, durante os semestres de 2024.1, 2024.2 e 2025.1. O objetivo foi analisar como a intervenção profissional pode contribuir para a ampliação do acesso a direitos das famílias com membros diagnosticados com TEA. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com base no relato de caso e diário de campo, orientado por supervisão de campo e acadêmica. Como parte das atividades de estágio, foi desenvolvido um projeto de intervenção educativa com familiares e cuidadores, realizado em três encontros na sala de espera da clínica. Os temas abordados foram: Abuso e exploração de crianças e adolescentes; Trabalho infantil como consequência da violação de direitos; e Rede de Proteção e o papel da família na defesa dos direitos da criança e do adolescente. O estudo demonstrou que a atuação do Serviço Social se expressa por meio da escuta qualificada, produção de relatórios sociais, articulação intersetorial com políticas públicas e acompanhamento de demandas sociais complexas. Verificou-se que, mesmo em face aos limites institucionais, a mediação ética e política do assistente social tende a fortalecer o protagonismo das famílias e viabilizar o acesso à rede de proteção social. Conclui-se que o estágio possibilitou vivenciar, na prática, o compromisso profissional com os direitos das pessoas com Transtornos do Espectro Autistas. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Ma. Thereza Karla de Souza Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Serviço Social pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista-TEA pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Direitos sociais pt_BR
dc.title O fortalecimento dos direitos sociais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um relato de experiência de estágio na Clínica Escola do Autismo-AFETO pt_BR
dc.type Other pt_BR


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