Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar os principais fatores que influenciam nas dificuldades
apresentadas por alunos do Ensino Fundamental II nas quatro operações básicas matemáticas
(adição, subtração, multiplicação e divisão) e aborda como a utilização de jogos educativos, em
especial os jogos Tabuleiro das Operações e Math Magic Battle, podem auxiliar no ensino das
operações. A escolha do tema do TCC surgiu a partir de nossa participação no Programa
Residência Pedagógica, observando as dificuldades demonstradas pelos alunos na realização
das operações básicas. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre o tema, diante dela
observamos os elementos que afetam diretamente o desempenho dos alunos, como lacunas na
base de conhecimento, métodos de ensino tradicional, dificuldades cognitivas e questões
emocionais. Entendemos também que uma das opções metodológicas para a questão poderia
ser a utilização de jogos em sala de aula. Com isso, elaboramos e sugerimos duas propostas
didáticas a serem aplicadas para enfrentar as dificuldades com relação às quatro operações
básicas matemáticas, utilizando um jogo analógico e um digital, com o intuito de estimular o
interesse e a participação dos alunos. Acreditamos que o uso de recursos pedagógicos
diferenciados são essenciais para tornar o ensino eficaz, especialmente quando voltados para o
contexto e as necessidades dos alunos.
Descrição:
SILVA, Gabriela Cavalcante da. Utilização de jogos educativos como estratégia didática diante das dificuldades nas operações básicas matemáticas. 2025. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.