UEPB - Repositório Digital

Utilização de jogos educativos como estratégia didática diante das dificuldades nas operações básicas matemáticas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Gabriela Cavalcante da
dc.date.accessioned 2025-08-15T14:54:14Z
dc.date.available 2025-08-15T14:54:14Z
dc.date.issued 2025-06-03
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34513
dc.description SILVA, Gabriela Cavalcante da. Utilização de jogos educativos como estratégia didática diante das dificuldades nas operações básicas matemáticas. 2025. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo analisar os principais fatores que influenciam nas dificuldades apresentadas por alunos do Ensino Fundamental II nas quatro operações básicas matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e aborda como a utilização de jogos educativos, em especial os jogos Tabuleiro das Operações e Math Magic Battle, podem auxiliar no ensino das operações. A escolha do tema do TCC surgiu a partir de nossa participação no Programa Residência Pedagógica, observando as dificuldades demonstradas pelos alunos na realização das operações básicas. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre o tema, diante dela observamos os elementos que afetam diretamente o desempenho dos alunos, como lacunas na base de conhecimento, métodos de ensino tradicional, dificuldades cognitivas e questões emocionais. Entendemos também que uma das opções metodológicas para a questão poderia ser a utilização de jogos em sala de aula. Com isso, elaboramos e sugerimos duas propostas didáticas a serem aplicadas para enfrentar as dificuldades com relação às quatro operações básicas matemáticas, utilizando um jogo analógico e um digital, com o intuito de estimular o interesse e a participação dos alunos. Acreditamos que o uso de recursos pedagógicos diferenciados são essenciais para tornar o ensino eficaz, especialmente quando voltados para o contexto e as necessidades dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos educativos pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Operações básicas matemáticas pt_BR
dc.subject Propostas didáticas pt_BR
dc.title Utilização de jogos educativos como estratégia didática diante das dificuldades nas operações básicas matemáticas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta