Resumo:
Este estudo consiste em refletir a respeito da psicomotricidade nos anos iniciais do
Ensino Fundamental, com enfoque nos saberes e desafios da prática docente. Para
isso, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, com abordagem de revisão
bibliográfica baseada nos estudos de Minayo (2001), pautada no relato de
experiências dos Estágio Supervisionado IV (Observação) e V (Docência dos anos
iniciais do Ensino Fundamental). O embasamento teórico foi pautado nas
contribuições de Ibiapina (2007), Rosa (2015), Barbosa e Rodrigues (2022), dentre
outros autores que discutem o objeto de estudo e se conectam aos referenciais
teóricos e metodológicos da área. Além disso, foi realizada uma observação em
turmas dos anos iniciais durante o período de estágio supervisionado, visando a
obtenção de melhores resultados. Na fundamentação teórica, abordamos a
historicidade, a definição da psicomotricidade, seus elementos básicos e as práticas
psicomotoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo assim, as
contribuições deste trabalho reiteram a necessidade de adentrar na temática,
reafirmando a importância da valorização que deve ser destinada ao
desenvolvimento psicomotor das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental
e destacando os desafios que são enfrentados diariamente pelos docentes que
atuam no período dos anos iniciais.
Descrição:
PEREIRA, M. E. R. Psicomotricidade, práticas psicomotoras nos anos iniciais do ensino fundamental: saberes e desafios da docência. 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.