Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a alfabetização de crianças inseridas no último ano da pré-escola. Parte da análise de um cenário que propicie à estas o acesso a práticas da leitura, escrita e linguagem oral na perspectiva de letramento, de modo que os direitos da criança e o desenvolvimento infantil sejam assegurados, além trazer também uma visão específica para a escola contemporânea e as crianças de hoje. Reiterando-se de análises dos referenciais teóricos de Piaget (1977), Vygotsky (2007), Ferreiro e Teberosky (1984) e Soares (2004), bem como práticas pedagógicas dessa etapa de ensino, diante de um panorama que busque respeitar e considerar a fase e capacidade cognitiva da criança, analisar os desafios e possibilidades presentes nesse cenário. Além disso, buscou-se respostas para a questão se devemos ou não alfabetizar na educação infantil. Para tal, foi necessário, a princípio, ressignificar e compreender de que tipo alfabetização está se tratando, tendo em vista que, este é um ponto muito discutido e, por vezes, pouco compreendido por professores de sala de aula infantil. Para alcançar os objetivos propostos, o estudo constitiui-se em uma pesquisa de campo baseada nas autoras Ferreiro e Teberosky (1984) com aplicação de questionários com professoras da rede pública e privada localizadas nas cidades de Alagoa Nova, Campina Grande e Santa Cecília na Paraíba, que atuam na última etapa da educação infantil, antecedendo o primeiro ano do Ensino Fundamental.
Descrição:
SILVA, S. A da. Alfabetização no contexto da Educação Infantil: uma análise das práticas de leitura, escrita e oralidade na pré-escola. 2024. 42p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.