UEPB - Repositório Digital

A importância da leitura de mundo como fundamento para os processos de alfabetização e letramento: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Diniz, Natália Sirly Silva
dc.date.accessioned 2025-08-16T00:26:49Z
dc.date.available 2025-08-16T00:26:49Z
dc.date.issued 2024-11-19
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34530
dc.description DINIZ, N. S. S. A importância da leitura de mundo como fundamento para os processos de alfabetização e letramento: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP). 2024. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata-se do relato de experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na instituição pública Escola Municipal Roberto Simonsen, em uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental – Campina Grande/PB. Objetivou-se refletir sobre as práticas pedagógicas no que diz respeito à aprendizagem de leitura e escrita das crianças na escola pública durante o período da vigência do Programa. Dessa forma, o relato é de caráter objetivo, contextualizado, investigativo e de atuação na área; e tem como instrumento de pesquisa a coleta de dados com os resultados obtidos na experiência da escola. A metodologia da pesquisa é do tipo qualitativa, descritiva e analítica, que se apresenta como relato de experiência. Durante o processo do Programa, foram geradas importantes reflexões e embasamentos sobre o papel do professor em sala de aula, sua didática e metodologia de ensino, assim como a formação docente, que promove o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para se trabalhar nas diversas áreas do conhecimento. Neste trabalho também é discutida a importância da vivência e experiência que o educando traz para sala de aula (a chamada leitura de mundo) e a participação crucial da família no processo de ensino e aprendizagem. Para fundamentar o estudo foi necessária a leitura de autores da história da educação dentre os quais podemos citar Freire (1989; 1994), Magda Soares (2003; 2022), José Carlos Libâneo (1994), Ângela Kleiman (1995;1998), dentre outros. O estudo de investigação sociointeracional na escola apresenta contribuições no tocante a concepção de ensino e de aprendizagem (ao que é ensinar e aprender) e quanto e quais são as posturas da figura do mediador frente às problemáticas presentes acometidas em um cenário de comunidade carente na escola pública, em que não se dá importância devida ao conhecimento aprendido no ambiente escolar. Os dados mostram que o acompanhamento às crianças se configura em uma eficiente estratégia para impulsionar a aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.title A importância da leitura de mundo como fundamento para os processos de alfabetização e letramento: um relato de experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta