Resumo:
O trabalho ora intitulado Pedagogia de Projeto: estratégia de transformação do ensino na Escola dos Sonhos no município de Bananeiras – PB, objetiva: analisar o processo de desenvolvimento da Pedagogia de Projetos na Escola dos Sonhos, no município de Bananeiras. Para que a inovação na educação seja de fato eficaz, é necessário que as mudanças didático pedagógicas venham acompanhadas de uma transformação das estruturas que ainda mantêm o ensino preso ao passado. Isso envolve abrir a mente para novas abordagens (tais como a pedagogia de projetos), refletir criticamente sobre os velhos métodos e permitir que a educação se adapte às necessidades e desafios do mundo atual. Essa pesquisa se fundamenta na abordagem técnica da pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se questionários com perguntas semiestruturadas e para captarmos situações/fenômenos não obtidos por meio de questionários, dos quais consideramos relevantes, recorremos à técnica da observação participante. O referencial teórico acosta às contribuições de Dewey (1979, 1997), Hernandez (1998), Freire (2019, 2022), Libâneo (2009) e alguns documentos que norteiam o trabalho didático-pedagógico na Escola dos Sonhos, a exemplo do Projeto Pedagógico. Pode-se alegar então, que após analisar o processo da Pedagogia de Projetos aplicada a escola pesquisada, observou-se uma aprendizagem mais significativa, envolvendo novas experiências na área do conhecimento, na interação educadores e educandos, os educandos entre si e na vida dentro e fora da escola, demonstrando desta forma, que a educação baseada em projetos de pesquisa vai para além do âmbito escolar. Percebe-se também, que mesmo buscando uma prática inovadora no ensino/aprendizagem, conforme mencionou a gestora, os educadores, de certa forma, ainda recorrem a influência do modelo tradicional no inconsciente coletivo, uma herança de como as coisas eram feitas, talvez uma resistência silenciosa.
Descrição:
COSTA, M. A. Pedagogia de projetos: estratégia de transformação do ensino na Escola dos Sonhos no município de Bananeiras – PB. 2024. 110f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.