Resumo:
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de oficina realizada durante o
Programa de Residência Pedagógica da CAPES em 2021, conduzida por licenciandos do
curso de Letras - Inglês da UEPB, Campus I, em Campina Grande. A oficina, intitulada
“Mobile Learning: Aprendendo Inglês por meio da Programação de Aplicativos para
Smartphones”, foi implementada em uma escola de ensino médio no nordeste do Brasil, no
estado da Paraíba, com o propósito de integrar metodologias de m-learning e Tecnologias da
Informação e Comunicação (TICs) ao ensino de língua inglesa. Os estudantes do ensino
médio foram introduzidos à programação baseada em blocos para desenvolver um aplicativo
Android voltado para a aprendizagem de idiomas, incentivando a criatividade, a colaboração e
a alfabetização digital. Este estudo fundamenta-se em perspectivas teóricas de Martins, Santos
e Rufato (2020) sobre o uso de smartphones na educação durante a pandemia de Covid-19;
Fonseca (2013), Sarrab, Elgamel e Aldabbas (2012), além das diretrizes da UNESCO sobre
aprendizagem móvel (2013), que ressaltam os benefícios dos dispositivos móveis na
educação. Também serão consideradas as contribuições de Prensky (2010) sobre os
aprendizes nativos digitais; Moravec (2019) e Sant’Ana et al. (2017) sobre a evolução da
Educação 1.0, 2.0 e 3.0 na era digital; e a Base Nacional Comum Curricular (2017) quanto à
integração das tecnologias digitais. As contribuições de Deterding et al. (2011), Fardo (2013)
e Wulan et al. (2024) sobre gamificação também serão abordadas, assim como as reflexões de
Fonseca (2013), Godwin-Jones (2011) e Ameri (2020) sobre aplicativos educacionais. Além
disso, exploraremos os trabalhos de Karkow (2019), Arantes et al. (2020), Hasanudin et al.
(2022) e Dimas et al. (2023) sobre programação baseada em blocos e o uso da plataforma
Kodular no desenvolvimento de aplicativos móveis educacionais. A oficina proporcionou um
suporte significativo para que os alunos desenvolvessem habilidades essenciais do século
XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe. Ao criar um
recurso educacional que pudesse ser compartilhado dentro da comunidade escolar, a iniciativa
reforçou a relevância das metodologias de m-learning na educação contemporânea,
oferecendo uma abordagem escalável e inovadora para o ensino de língua inglesa em escolas
públicas.
Descrição:
SILVA, A. F. Mobile learning workshop: learning English through app programming. 2025. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.