Resumo:
Na perspectiva educacional, o ensino de espanhol no Brasil tem enfrentado grandes alterações legislativas que têm impactado sua estabilidade na educação básica. Em meio a essas mudanças, a literatura surge como uma ferramenta promissora para aumentar o interesse dos alunos pela língua espanhola. Nesse cenário, a literatura infantojuvenil, especialmente por meio de contos e lendas, tem se mostrado uma ponte eficaz para promover um aprendizado aprofundado e envolvente da língua estrangeira. Desenvolvido pelo método bibliográfico e qualitativo, este trabalho investiga e analisa as contribuições da literatura infantojuvenil, com foco em lendas e contos, como um recurso valioso para o ensino de espanhol como língua estrangeira. A pesquisa é baseada na análise das ideias de diversos autores, como Cardoso (2018), Silva (2010), Cosson (2014) e Arena (2010), bem como em documentos legislativos relevantes, como a LDB e a OCEM. Em síntese, o estudo evidencia como a literatura voltada para o público infantojuvenil pode conectar o aprendizado da língua com as experiências e interesses dos alunos, tornando o ensino mais relevante e engajador, e destacando seu papel como um importante desenvolvedor sócio educativo e intercultural.
Descrição:
LEAL, K. R. A literatura infantojuvenil como estratégia para o ensino de língua espanhola na educação básica. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.