UEPB - Repositório Digital

A literatura infantojuvenil como estratégia para o ensino de língua espanhola na educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leal, Keila Rocha
dc.date.accessioned 2025-08-16T02:26:59Z
dc.date.available 2025-08-16T02:26:59Z
dc.date.issued 2024-09-14
dc.identifier.other CDD 465
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34563
dc.description LEAL, K. R. A literatura infantojuvenil como estratégia para o ensino de língua espanhola na educação básica. 2024. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Na perspectiva educacional, o ensino de espanhol no Brasil tem enfrentado grandes alterações legislativas que têm impactado sua estabilidade na educação básica. Em meio a essas mudanças, a literatura surge como uma ferramenta promissora para aumentar o interesse dos alunos pela língua espanhola. Nesse cenário, a literatura infantojuvenil, especialmente por meio de contos e lendas, tem se mostrado uma ponte eficaz para promover um aprendizado aprofundado e envolvente da língua estrangeira. Desenvolvido pelo método bibliográfico e qualitativo, este trabalho investiga e analisa as contribuições da literatura infantojuvenil, com foco em lendas e contos, como um recurso valioso para o ensino de espanhol como língua estrangeira. A pesquisa é baseada na análise das ideias de diversos autores, como Cardoso (2018), Silva (2010), Cosson (2014) e Arena (2010), bem como em documentos legislativos relevantes, como a LDB e a OCEM. Em síntese, o estudo evidencia como a literatura voltada para o público infantojuvenil pode conectar o aprendizado da língua com as experiências e interesses dos alunos, tornando o ensino mais relevante e engajador, e destacando seu papel como um importante desenvolvedor sócio educativo e intercultural. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gilda Carneiro Neves Ribeiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Interculturalidade pt_BR
dc.subject Ensino de língua espanhola pt_BR
dc.title A literatura infantojuvenil como estratégia para o ensino de língua espanhola na educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta