Resumo:
O objetivo do presente trabalho é identificar como as estratégias do marketing digital, especificamente as redes sociais, estão ajudando os pequenos empreendimentos do município de Ingá-PB a desenvolverem seus serviços, alcançando melhores resultados. Os procedimentos metodológicos utilizados para a condução deste trabalho seguem uma abordagem qualitativa, na qual os dados foram coletados a partir da realização de entrevistas semi-estruturadas com microempreendedores que atuam no meio online em diferentes setores no município de Ingá-PB. Os resultados obtidos demonstram os benefícios e a relevância das redes sociais para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Ferramentas disponíveis nas redes, com destaque para o Instagram e o Whatsapp, facilitam a divulgação dos produtos e serviços prestados pelos pequenos empreendimentos, alcançando um maior número de clientes, fortalecendo o conhecimento da marca, além de aperfeiçoarem os serviços de comunicação, venda e entrega. Por meio dos relatos e das entrevistas, conclui-se reafirmando a importância do empreendedorismo digital entre os microempreendedores entrevistados do município de Ingá-PB. A utilização das ferramentas e estratégias disponíveis nas redes sociais auxiliam esses empreendedores nos processos de gestão, organização, marketing, venda e entrega dos produtos e serviços ofertados, favorecendo o desenvolvimento dos negócios.
Descrição:
LUZ, Zenildo Bismark Rodrigues da. Empreendedorismo digital: o uso de redes sociais em pequenos empreendimentos no município de Ingá-PB. 2025. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.