Resumo:
A Educação Financeira é um instrumento essencial para o desenvolvimento de hábitos conscientes na gestão de recursos, contribuindo significativamente para a estabilidade econômica e a melhoria da qualidade de vida, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Seu papel se torna ainda mais relevante em um cenário de crescente complexidade financeira, onde decisões acertadas são fundamentais para o bem-estar pessoal. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é avaliar o nível de conhecimento em Educação Financeira dos alunos concluintes do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, aplicando um questionário direcionado aos estudantes do 9º e 10º períodos, considerando que estes se encontram na etapa final da graduação. A análise dos dados revelou que, embora os alunos demonstrem um nível parcial de conhecimento e habilidades em Educação Financeira, ainda existem lacunas importantes, especialmente no que diz respeito ao controle financeiro contínuo, às dúvidas conceituais e a insegurança quanto a gestão financeira pessoal, evidenciando a necessidade de um reforço mais estruturado desse tema no ambiente acadêmico, visando à formação de gestores mais preparados para os desafios financeiros.
Descrição:
ANDRADE, Lucas Matheus Ferino. Nível em educação financeira: um estudo com alunos concluintes do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba - Campus I. 2025. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.