Resumo:
O mercado de trabalho exige que os Administradores tenham uma formação abrangente, incluindo aspectos técnicos, sociais, morais e éticos. No entanto, muitos recém-formados enfrentam dificuldades ao ingressar na profissão, percebendo a diferença entre suas expectativas e a realidade do mercado. Diante desse cenário, a participação em projetos acadêmicos e atividades extracurriculares pode enriquecer a formação dos estudantes e prepará-los melhor para os desafios profissionais. Um exemplo relevante é o Programa de Educação Tutorial (PET), que promove experiências acadêmicas nos pilares de Ensino, Pesquisa e Extensão, auxiliando na construção de competências multidisciplinares. Este estudo avaliou como o PET Administração da UEPB influencia o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a formação profissional do administrador. Por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratório, utilizando um questionário elaborado na plataforma Google Forms . Segundo a percepção dos ex-petianos, o programa contribui significativamente para o desenvolvimento da maioria das competências, valores éticos, morais e profissionais analisados, tornando-se um elemento fundamental para a inserção e consolidação no mercado de trabalho. Os resultados reforçam a importância do programa e a necessidade de apoio contínuo para que ele siga promovendo experiências enriquecedoras, ampliando oportunidades acadêmicas e profissionais para futuras gerações de estudantes.
Descrição:
SILVA, Thomas Robson Lima da. Influência do Pet Administração da Uepb no Desenvolvimento de Competências e Habilidades Profissionais: Uma Análise Sob a Ótica dos Egressos. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade da Paraiba, Campina Grande, 2025.