Resumo:
Em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e desafiador, as empresas lutam para se manter na disputa frente à concorrência. Nesse sentido, a presente pesquisa busca analisar as estratégias de competitividade utilizadas por alunos empreendedores do curso de administração da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com base no Modelo das Cinco Forças de Porter. A metodologia adotada foi uma pesquisa aplicada, quantitativa, exploratória e descritiva, com amostra não probabilística por conveniência composta por 31 participantes, com margem de erro aproximada de 10,5%. Os dados foram organizados e analisados segundo as Cinco Forças de Porter, por meio de técnicas estatísticas descritivas. Os principais resultados mostram que há baixa a moderada dificuldade para novos concorrentes entrarem, com impacto competitivo também moderado, principalmente por custos iniciais e exigência técnica; fornecedores têm poder moderado a forte por exclusividade e condições de pagamento; clientes influenciam preços e exigem qualidade, levando a estratégias de fidelização e promoções; a ameaça de substitutos é moderada e enfrentada com diferenciação; a rivalidade é forte e combatida com inovação, marketing e segmentação. Como principais conclusões, tem-se que os alunos empreendedores adotam estratégias diversas para enfrentar a concorrência, destacando-se a diferenciação, inovação e o foco no cliente. O poder de barganha de fornecedores e clientes influencia diretamente suas decisões estratégicas. A aplicação do modelo das Cinco Forças de Porter foi eficaz para compreender os desafios e respostas competitivas nos diferentes setores analisados.
Descrição:
BRAGA, Edson Tayronny Tenório. Estratégias de competitividade de alunos empreendedores: uma análise baseada no modelo das cinco forças de Porter. 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em
Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.