Resumo:
Este artigo parte da questão “Por que as notícias do Campina Cultural são como são?” para investigar os critérios de noticiabilidade aplicados pelo veículo jornalístico Campina Cultural em três instâncias (Silva, 2005): na seleção dos fatos (valores-notícia), no tratamento dos fatos e na visão dos fatos. O trabalho inicia com uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de valor-notícia e critérios de noticiabilidade propostos por autores como Erbolato (1978), Gans (2004), Shoemaker e Reese (1996), Araújo (2021) e Bezerra e Gomes (2024). Em seguida, dedica-se ao estudo de caso (Yin, 2021) dos critérios de noticiabilidade do Campina Cultural entre março de 2024 e abril de 2025 através do uso de documentos e observação participante (Peruzzo, 2005) como forma de coleta de dados. O estudo resultou numa descrição detalhada das rotinas produtivas do Campina Cultural e num quadro que correlaciona valores-notícia e outras informações relevantes para compreender os critérios de noticiabilidade desse veículo. Por fim, a análise comparativa desses resultados permitiu reconhecer alguns padrões e similaridades no emprego concomitante dos valores-notícia, bem como, o papel das rotinas na aplicação não sistemática dos diferentes critérios.
Descrição:
MENESES, Felipe José Barros. Critérios de noticiabilidade no Campina Cultural: um estudo de caso. 2025. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.