dc.contributor.author |
Santos, Nayure Angel Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2025-09-02T13:07:15Z |
|
dc.date.available |
2025-09-02T13:07:15Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34684 |
|
dc.description |
SANTOS, Nayure Angel Pereira. A influência das estratégias de marketing no comportamento do consumidor no mercado cosmetológico. 2025. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma as estratégias de
marketing influenciam o comportamento do consumidor no mercado de cosméticos
na cidade de Campina Grande-PB. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa
com apoio quantitativo, de natureza aplicada, com abordagem exploratória e
descritiva. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados,
aplicados a 49 consumidores e 4 empresas do setor de cosméticos local, onde os
resultados apontam que as redes sociais, principalmente Instagram e TikTok,
exercem forte influência na decisão de compra, destacando-se a importância da
prova social, autenticidade de influenciadores e avaliações de outros consumidores.
Além disso, fatores como promoções, descontos e experiências em loja física
também se mostraram decisivos para a atração e fidelização do público. Conclui-se
que, diante de um mercado altamente competitivo e dinâmico, empresas que
investem em estratégias integradas, alinhadas às tendências digitais e às
expectativas reais dos consumidores, tendem a conquistar maior engajamento,
lealdade e resultados positivos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Prof. Me. Fábio Adriano Pereira da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
;658.8 |
|
dc.subject |
Marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Cosméticos |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento do consumidor. |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias |
pt_BR |
dc.title |
A influência das estratégias de marketing no comportamento do consumidor no mercado cosmetológico |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |