dc.contributor.author |
Silva, Sara Lígia dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2025-09-02T13:56:51Z |
|
dc.date.available |
2025-09-02T13:56:51Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34686 |
|
dc.description |
SILVA, Sara Lígia dos Santos. Marketing sensorial online: como as estratégias sensoriais podem influenciar no campo artístico?. 2025. 83f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo investigar como as estratégias de marketing sensorial podem influenciar o campo artístico, especificamente entre artistas informais que atuam com artes visuais por meio de lojas virtuais. A pesquisa buscou compreender, por meio da perspectiva dos artistas, como as estratégias sensoriais são utilizadas em suas criações e processos de venda, e, pela ótica dos consumidores, de que forma esses estímulos influenciam suas experiências e decisões de compra e recompra. Para isso, foram utilizados métodos qualitativos e quantitativos, com aplicação de questionários direcionados a seis artistas e vinte e cinco consumidores da cidade de Campina Grande–PB. Os resultados indicaram que, embora a visão seja o sentido mais explorado no meio online, elementos como trilhas sonoras, embalagens personalizadas e mensagens afetivas também se mostraram relevantes na construção de vínculos emocionais com os clientes. Após a análise dos resultados, o estudo conclui que o marketing sensorial pode ser uma ferramenta estratégica eficaz no ambiente artístico digital, influenciando diretamente na decisão de compra. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Prof. Me. Fábio Adriano Pereira da Silva. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
;658.834 |
|
dc.subject |
Marketing sensorial |
pt_BR |
dc.subject |
Artes visuais |
pt_BR |
dc.subject |
Decisão de compra |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramenta estratégica |
pt_BR |
dc.title |
Marketing sensorial online: como as estratégias sensoriais podem influenciar no campo artístico? |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |