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Este estudo propôs-se mapear as dissertações produzidas no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), relacionadas à tendência Resolução de Problemas. A pesquisa foi fundamentada nos estudos de Onuchic (1999), Meneghelli et al. (2018), Onuchic e Allevato (2011), Romanatto (2012), entre outros. E consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa classificada como bibliográfica e descritiva. Para a coleta de dados, utilizamos a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UEPB, na qual, após as análises, selecionamos e catalogamos 49 trabalhos que condiziam com a proposta mencionada, desenvolvidos no período de 2010 a 2023. Em seguida, produzimos um banco de dados com as principais informações das dissertações, das quais, evidenciamos as palavras-chave, o público-alvo, os estados em que foram realizadas, os orientadores e a classificação nos três vieses da Resolução de Problemas: o sobre, o para e o através. E então, com ênfase nas dissertações acerca da abordagem metodológica através/via Resolução de Problemas, incluímos as informações sobre os conteúdos abordados, principais referenciais teóricos e as análises das considerações finais dessas pesquisas. Verificou-se, que a alternativa metodológica via Resolução de Problemas, assim como da Elaboração, Formulação e Proposição de Problemas, impulsiona o desempenho do aluno, possibilitando, segundo as pesquisas, mais autonomia e motivação, sendo destacada a importância da mediação docente como forma de proporcionar aos alunos um maior engajamento na atividade de ler, interpretar e resolver os problemas propostos. |
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