UEPB - Repositório Digital

Resolução de problemas: uma análise das dissertações paraibanas produzidas no PPGECEM

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Danielli Aparecida da
dc.date.accessioned 2025-09-03T16:40:54Z
dc.date.available 2025-09-03T16:40:54Z
dc.date.issued 2025-06-05
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34698
dc.description SILVA, Danielli Aparecida da. Resolução de problemas: uma análise das dissertações paraibanas produzidas no PPGECEM. 2025. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo propôs-se mapear as dissertações produzidas no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), relacionadas à tendência Resolução de Problemas. A pesquisa foi fundamentada nos estudos de Onuchic (1999), Meneghelli et al. (2018), Onuchic e Allevato (2011), Romanatto (2012), entre outros. E consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa classificada como bibliográfica e descritiva. Para a coleta de dados, utilizamos a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UEPB, na qual, após as análises, selecionamos e catalogamos 49 trabalhos que condiziam com a proposta mencionada, desenvolvidos no período de 2010 a 2023. Em seguida, produzimos um banco de dados com as principais informações das dissertações, das quais, evidenciamos as palavras-chave, o público-alvo, os estados em que foram realizadas, os orientadores e a classificação nos três vieses da Resolução de Problemas: o sobre, o para e o através. E então, com ênfase nas dissertações acerca da abordagem metodológica através/via Resolução de Problemas, incluímos as informações sobre os conteúdos abordados, principais referenciais teóricos e as análises das considerações finais dessas pesquisas. Verificou-se, que a alternativa metodológica via Resolução de Problemas, assim como da Elaboração, Formulação e Proposição de Problemas, impulsiona o desempenho do aluno, possibilitando, segundo as pesquisas, mais autonomia e motivação, sendo destacada a importância da mediação docente como forma de proporcionar aos alunos um maior engajamento na atividade de ler, interpretar e resolver os problemas propostos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Tiêgo dos Santos Freitas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Resolução de Problemas pt_BR
dc.subject Dissertações pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.title Resolução de problemas: uma análise das dissertações paraibanas produzidas no PPGECEM pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta